PerifaCon: O sucesso de 2019 voltou à SP!

PerifaCon: O sucesso de 2019 voltou á SP - Saiba tudo sobre!

A querida PerifaCon foi capa de noticiários em 2019. Sendo conhecida como ComiCon da Favela, por dar oportunidade á jovens de diversas classes sociais de frequentarem o evento. De entrada gratuita, mas com atrações de qualidade e mesmo nível de muitos eventos do gênero.

Enquanto a entrada de um evento como CCXP está 130 reais, a PerifaCon promove gratuidade. Sendo sua missão principal desde o início, incluindo até mesmo a valorização da cultura nerd e periférica. Em 2019, inclusive, o destaque foi uma exposição de Rap em Quadrinhos. Trazendo grandes nomes do Rap para o evento, onde viraram capa de revistas de heróis.

PerifaCon 2019

Incialmente, o Beco dos Artistas, foi um dos eventos favoritos dos visitantes. Lá, os artistas independentes podiam vender seus trabalhos, como livros e quadrinhos. Fazendo referência a rua de comércio do filme de Harry Potter. E também inspirado no famoso Artists’ Alley presente na ComicCon.

Na exposição de rap, trazendo grande lendas do rap como heróis de revistas em quadrinhos era possível ver filas. Artistas como Negra Li, Mano Bronw e até mesmo Karol Conka foram retratados como heróis de vários universos. Projeto oficial do artista Load em parceria com Wagner Loud. Mas, se você não viu fique tranquilo, o projeto ainda pode ser visto na internet, ou no PerifaCon desse ano.

Mesmo Mauricio de Souza Produções compareceu no evento, com um painel próprio. Outro convidado que fez muito sucesso foi o Copa Studio, que fez o famoso desenho “irmão do Jorel”. Sem contar a famosa exposição “quebradinha” do artista Marcelino melo, onde retrata a arquitetura periférica em miniaturas.

Quem voltou na segunda edição?

Alguns eventos que permaneceram mesmo na segunda edição foram o Rap em Quadrinhos e a Exposição Quebradinha. Mas, eventualmente, seu retorno aconteceria devido ao sucesso na primeira edição. Eles dividiram espaço com uma exposição chamada Novos Modernistas que divulgou 16 novos artistas periféricos.

O Copa Studio também retornou com força esse ano, e Mauricio de Souza Produções não perdeu a vez. Sendo dois painéis bem elogiados pelos visitantes. Sem contar o Beco dos Artistas que esse ano recebeu 60 artistas locais. Em prol de movimentar a economia local também houve uma praça de alimentação com comércios locais e periféricos.

O evento cosplay também voltou com tudo, trazendo novas caras e direito até mesmo á premiações. Nesse ano a empresa Iron Studios deu produtos para os vencedores, uma especialista em miniaturas e figuras de ação. E, na biblioteca do local ocorreu uma sessão de autógrafos de artistas regionais. Algo que fez muito sucesso entrei leitores na primeira edição.

Atrações em game

Como o evento recebe todo tipo de nerd, seja o fã de anime até o fã de vídeo games, é necessário ter todo tipo de atração. Uma das mais amadas foi o Free Fire Emulador, um famoso jogo de tiros que é jogado por todas as idades. Day Gammer e Lay abriram um bate papo sobre o jogo para os jovens.

Em contraste tivemos também um espaço para quem ama jogos de tabuleiro e cartas. E até mesmo programas que trabalhavam a profissionalização da profissão Gamer. Onde se falava de viver de jogos, trabalhar com E-sports e muito mais. Contando também sobre produções independentes de games para os aspirantes á programadores de jogos.

Artistas famosos do Beco dos Artistas

Enquanto na primeira edição do PerifaCon haviam mais regionais que famosos, esse ano eles contaram com nomes de peso. Dentre eles Carlos Ruas, conhecido pelas tirinhas com Deus e Jesus, e Batatinha fantasma, conhecidos pelos quadrinhos de casal. Ou Caio Zero, um dos favoritos da edição, por seu trabalho publicado: Rumi.

Artistas que trabalham temáticas mais diversas como a dupla in100diario, com Bruno Miranda e Satiko Takahashi, também se destacaram. Com um estilo colorido, de referências diversificadas, ampliaram sua base de fãs no evento. Até mesmo o artista da exposição Quebradinha ficou no Beco dos Artistas, divulgando e vendendo suas miniaturas ultra realistas.

Sessão de autógrafos

O destaque desse ano na área de autógrafos é o querido Gabriel Bá, que conquistou o mundo com The Umbrella Academy. Uma série em quadrinhos escrita pelo atual vocalista da banda My Chemical Romance, que bombou nos anos 2000. A série tem uma adaptação famosa na netflix, o que faz o desenhista ficar mundialmente famoso.

Outro artista que causou filas foi Alê Garcia, que é um dos criadores negros mais inovadores do mundo segundo a Forbes. Com seu livro “Negros Gigantes” onde cita personalidades afrodescendentes importantes, não só para ele, como para o mundo. O apresentador do Omelete, divulgou pessoalmente o evento PerifaCon em suas redes sociais e recebeu diversos fãs.

Para os fãs de RPG quem esteve presente foi Leonel Caldela, coautor do famoso Tormenta20. Levando consigo outro dos autores, Fábio Yabu, para auxiliar nas assinaturas. O livro nacional, lançado pela editora Jambô, era vendido no evento também. Ele também é autor do livro “O Inimigo do Mundo”, da mesma editora.

Arte por todo lado na PerifaCon

Uma das atividades mais fotografadas foi um grafite feito numa das paredes do evento. Trazendo todos os elementos da região, cores vibrantes. A artista, Caroline Caluz, que já grafitou diversos espaços, desde salas de aulas até projetos sociais. Fez referências a marca ASISCS que patrocinou o evento.

O nome da PerifaCon estava em uma escultura, onde todos eram convidados a escrever. A interação com o ambiente rendeu, no fim do mesmo dia, algo totalmente colorido e novo. Levando em conta que o evento recebeu, pelo menos, 10 mil pessoas, já poderíamos esperar algo lindo e inclusivo. Mesmo simples, a maioria dos visitantes fez questão de clicar e dar sua contribuição.

Além do show da Mc Bivolt, muito popular entre os jovens e que lotou o palco, dona do sucesso “Lágrimas”. Além do Famoso Febem, rapper que recentemente estourou nas plataformas digitais com seu álbum Jovem OG. Outro que se apresenta nesse ano é Rincon Sapiência, do hit “Elegância”, e natural de São Paulo.

Quem foi para o Evento?

Muitos famosos marcaram presença, como o Fundador do Omolete e até uma representante da CCXP. Mesmo o streaming Martin Kothe, querido pelos jovens, auxiliou na palestra sobre o tema. E, inclusive, membros da famosa equipe fúria foram palestrantes do evento. A equipe conhecida pela sua força nos E-sports e com um time feminino de CS. Até mesmo artistas da série Encantado’s, da GloboPlay, vieram.