Como investir na bolsa de valores?

Você sabe Como investir na bolsa de valores? Bom, venha descobrir se com o seu orçamento é possível investir ou se é apenas para "grandes investidores"

investir-bolsa-de-valores
bolsa de valores

Por mais que o mercado financeiro esteja em alta graças a crescente popularização do “Universo das Finanças”, é preciso entender que poucas pessoas realmente entendem como tudo isso funciona. Hoje, trataremos de um assunto superinteressante, que é “como investir na bolsa de valores”. Acreditamos que todos possuem ou já possuíram algum dia essa curiosidade. De fato, na maioria dos casos não se sabe quanto custa uma ação, qual o valor mínimo para investir na bolsa, o que é investir na bolsa, quais são os riscos, e muitas outras coisas.

No fim das contas, a verdade é que estamos vivendo um período onde muitos sabem pouco e acham que já são especialistas. Mas as coisas não funcionam assim. Se você quer investir na Bolsa de Valores, é extremamente importante que você saiba exatamente o que está fazendo. Caso contrário, irá apenas correr riscos desnecessários e perderá muito dinheiro.

Sabemos que todas essa informações logo de cara foram um pouco impactantes, mas não se preocupe! Aprender sobre esse mundo é muito mais fácil do que parece e nós da Monetizza Brasil nos comprometemos a ensinar tudo aquilo que você precisa saber. Está preparado em saber como investir na bolsa de valores? Então vamos lá!

Quanto custa uma ação? 

investir-bolsa-de-valores
bolsa de valores

Mas afinal de contas, quanto é que custa uma ação? Bem, existem vários fatores que você precisa levar em conta para entender quanto de fato custa uma ação. O grande ponto é que às ações costumam ser negociadas em lotes, que geralmente são equivalentes a 100 ações.

Isso significa que o preço mínimo de cada ação irá variar, já que o seu preço final irá englobar tanto o seu valor específico (que pode ser diferente de ação para ação), quanto o valor final do lote, que será o preço da ação x 100. Entretanto, é importantíssimo ressaltar que o preço de uma ação pode acabar diminuindo caso você opte por entrar no mercado fracionário.

Esse mercado permite que você compre frações de lotes, pagando assim muito menos. O objetivo deste mercado é fazer com que as pessoas que não possuem tantos recursos sejam capazes de investir na Bolsa. Além de todos esses valores, é preciso contabilizar as taxas de corretagem, custódia e TED. Dependendo da Corretora que você escolher, alguns desses valores podem ser ridiculamente baixos ou até mesmo não existir.

O que é mercado de ações e como entrar na Bolsa de Valores

O Mercado de Ações é o Mercado onde as empresas colocam suas ações a venda para investidores interessados. Isso acontece porque elas geralmente precisam angariar recursos para alavancar seus projetos e crescer em um ritmo ainda mais acelerado. Nesse caso elas fazem um IPO (Initial Public Offer ou Oferta Pública Inicial) e os investidores podem comprar os “papéis da empresa”.

Depois dessa compra de papéis da empresa, o mercado de ações se movimenta pela compra e venda de ações de determinada empresa realizados pelos seus investidores. Uma vez que você consiga entender isso, terá finalmente entendido o que de fato é o mercado de ações.

Para entrar na Bolsa de Valores, tudo o que você vai precisar fazer é começar a trabalhar com uma Corretora de Valores. Existem hoje diversas opções de ótima qualidade no mercado, como por exemplo: XP, Rico e Easynvest. Você pode escolher qualquer uma delas, mas é importante que antes de fazer isso faça uma análise completa de qual delas é melhor para a sua situação em específico.

O que é e como funciona o Home Broker?

Agora que você já entendeu os custos de ações, e como funciona esse mercado, é importante que você entenda também como fará para negociar dentro desse mercado. De fato, isso será feito através do Home Broker, que é um sistema que possibilita a negociação de ações e ativos financeiros em geral por meio da Internet.

Um bom Home Broker deve ser uma plataforma de investimentos de extrema confiança, praticidade, segurança  e agilidade. Você poderá acessar o Home Broker da sua corretora de valores, então novamente reforço a importância de você fazer isso com bastante cuidado.

Como investir em ações começando do zero: Aplicar na bolsa é vantajoso?

O momento mais difícil de qualquer coisa que fazemos na nossa vida é sempre o começo. É nessa hora que estamos face a face com algo que nunca fizemos antes e sobre o qual possuímos um conhecimento extremamente limitado. Não seria diferente com começar a investir ações começando do zero. Fazer isso é muito complicado caso você não tenha o apoio necessário.

Pois bem, se você realmente quer começar a investir em ações começando do zero, eu sugiro que você siga algumas etapas específicas. Primeiramente, leia e assista todo o conteúdo de qualidade (gratuito) que encontrar sobre o assunto na Internet. Compre livros sobre o assunto. Aprenda com quem já está nesse mercado a mais tempo. Comece a formar sua reserva de segurança e invista em ações.

Esse processo não precisa e não deve ser rápido. O mais importante é que você consiga entrar no mercado desde o “ponto zero” sabendo exatamente aquilo que está fazendo. Em relação ao fato de ser vantajoso iniciar no mercado de ações, podemos dizer com total certeza de que sim, é muito vantajoso entrar nesse mercado. Entre as vantagens que você terá entrando nesse mercado, podemos citar:

Você tem boa liquidez. As ações apresentam uma ótima liquidez, permitindo que você venda suas participações em empresas na hora que bem entender. Isso é super importante, afinal, nunca se sabe o que pode acontecer e você precisa ter a certeza de que terá esse dinheiro sempre a sua disposição.

Existe a possibilidade de obter grandes ganhos. Quando você está investindo em ações, está obviamente investindo em empresas. Essas empresas podem acabar se tornando mais lucrativas ao longo do tempo, e portanto, existe uma grande possibilidade de que você ganhe mais dinheiro com isso.

Afinal, quando a empresa da qual você é sócio ganha, você ganha também. As  grandes fortunas do mundo dos investimentos foram formadas por pessoas com essa linha de pensamento, que colocaram seu dinheiro em boas empresas e foram pacientes para que elas crescessem exponencialmente.

A Renda Fixa está em baixa. Com a queda da taxa SELIC a renda fixa está em baixa quando o assunto é rentabilidade. Sendo assim, acaba se tornando muito mais lucrativo começar a investir em ações do que ficar alocado na Renda Fixa perdendo dinheiro.

Você ganha duas vezes. Se investir em ações você ganha duas vezes, primeiro com a valorização de ações ou com o recebimento de dividendos. Ou seja, isso significa que você vai estar ganhando muito dinheiro de qualquer forma!

Como escolher uma corretora para operar na bolsa de valores

Para saber como investir na bolsa de valores, é necessário também conseguir escolher uma corretora para operar na bolsa de valores. E você precisa ficar atento a alguns pontos específicos, como por exemplo: taxas, serviço prestado, atendimento, segurança e qualidade do serviço.

Hoje existem muitas corretoras ruins que mascaram os seus serviços e podem acabar fazendo com que você perca mais dinheiro do que ganha. É preciso ter muita atenção para não cair nesse “golpe”. Sempre avalie as corretoras de uma forma muito criteriosa para assim conseguir escolher a melhor corretora possível.

Os diferentes perfis de investidores na Bolsa de Valores

Para saber como investir na bolsa de valores, saiba que existem 3 tipos de perfis de investidores na Bolsa de Valores. São eles: os conservadores, os moderados e os agressivos. O investidor conservador é aquele que não se dá ao trabalho de olhar a bolsa de valores todos os dias, pois investe em empresas sólidas e com bons fundamentos.

O foco do investidor conservador está no longo prazo, para que assim possa mitigar os possíveis riscos. Já o investidor moderado é quele que está no meio-termo, sendo que as vezes acaba sendo um pouco mais conservador e às vezes prefere fazer investimentos mais ousados de alavancagem. Por fim, o investidor agressivo é aquele que aceita correr riscos sem nenhum problema e busca ter alto retorno no curto prazo.

Estratégias avançadas para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores

Position Trade ou Buy and Hold. O Buy and Hold é uma estratégia avançada de investimentos que visa a alocação de capital em empresas sólidas e que possuem uma ótima gestão, com a tendência de crescer ainda mais. O investimento nessas empresas é feito com base em projeções de décadas e o objetivo é comprar cada vez mais ações dessa empresa, pois confia-se plenamente no seu crescimento.

Swing Trade. No Swing Trade você manterá a ação em mãos por um período curto de tempo, talvez dias ou semanas, no máximo. O foco aqui é conseguir uma boa alavancagem em curto prazo. Já o Day Trade é uma estratégia que diz respeito ao ato de comprar ações para vendê-las no mesmo dia, lucrando assim com a oscilação positiva.

Principais ferramentas para análise no mercado financeiro

Existem dois tipos principais de análises: análise técnica e a fundamentalista. Na Técnica o trader avalia em gráficos o desempenho histórico dos preços e volumes negociados do ativo para conseguir visualizar qual é a tendência para o futuro. Na análise fundamentalista são avaliados os fundamentos da empresa, como por exemplo, expectativa de resultados, balanços, projeções de lucro, receita, custos e aquisições. É uma estratégia de análise geralmente utilizada por aqueles que adotam a estratégia de Buy and Hold.

Agora que você já sabe tudo sobre as ações, comece a investir! Esse certamente é o melhor destino que você poderia dar ao seu capital! E caso você queira ler mais conteúdos deste tipo, clique aqui e confira mais matérias em nosso Blog.