Cartão de crédito ou débito?

Débito ou crédito? Você saberia responder a pergunta rapidamente e sem perder muito tempo?

débito ou crédito
débito ou crédito

Cartão de crédito ou débito? Você saberia responder a esta pergunta de forma rápida e sem ter nenhuma dúvida de que faz a melhor escolha? Garanto que não, pois para responder com total segurança você precisaria saber como tudo realmente funciona, principalmente por conta da sua situação financeira atual.

Desta forma, talvez para você seja melhor a opção do débito do que a do crédito, ou vice-versa. Apenas saiba de antemão que não há como responder a tal questionamento sem fazer uma análise completa sobre esses dois tipos de cartão.

Primeiramente, não temos como negar que com a modernidade os cartões, sejam eles de crédito ou débito, substituíram quase que totalmente o dinheiro em papel e moedas. Devido a isso, hoje em dia se torna muito mais difícil ver alguém portando muito dinheiro em espécia por aí. O mais importante é que, além de trazer uma maior segurança, o usuário também precisa ter consciência ao utilizá-los, para não se enrolar em sua via financeira.

Hoje vamos te ajudar a entender quais são às vantagens e desvantagens de usar o cartão de crédito ou débito, e os pós e os contras, de forma bem simples e rápida. Aqui conosco da Monetizza, você sempre estará atualizado de todos os aspectos importantes sobre o mercado financeiro. Confira a matéria a seguir cheia de informações bacanas.

Vantagens do cartão de Débito

credito-ou-debito
débito ou crédito

O Débito é um tipo de cartão que possui um extenso número de vantagens. Primeiramente, oferece um maior controle financeiro. Com o Débito você acaba tendo um controle financeiro muito maior, já que o seu limite de gastos está totalmente relacionado com o quanto você possui na conta. Se você não tem dinheiro, não poderá gastar e isso por si só já fará com que você consiga economizar muito.

Um outro ponto positivo é que o cartão de débito não possui anuidades. De modo geral, uma grande parte dos cartões de crédito ainda possuem anuidades, embora isso tenha diminuído agora que às Fintechs estão revolucionando o mercado. Seja como for, você pode ter a certeza de que com o débito jamais terá que pagar qualquer tipo de taxa para manter o seu cartão. Isso representa mais dinheiro no seu bolso.

O Débito oferece a você uma boa segurança já que inibe a necessidade de sair andando por aí com dinheiro. A terceira vantagem é que com ele você evita esquecimentos. Muitas vezes você pode acabar esquecendo de fazer o pagamento da sua fatura de cartão de crédito. Isto faria com que sua fatura fosse afetada por altíssimos juros. Já com o cartão de débito isso jamais irá acontecer, afinal, não existe uma fatura em específico.

Todos os seus gastos serão pagos na hora, inibindo assim a possibilidade de que você esqueça algo e sofra com juros no futuro. A quarta vantagem é o débito automático. Com o débito automático você não precisa ficar se preocupando em pagar faturas todos os meses. O usuário quando passa suas compras em débito automático notará que elas são pagas na mesma hora, sem que você tenha que se preocupar depois.

Desvantagens do cartão de débito

Todo e qualquer tipo de meio de pagamento sempre terá suas vantagens e suas desvantagens. Isso é algo completamente natural. E para que você possa ter uma visão clara do cartão de débito, fizemos questão de apresentar também cada uma de suas desvantagens. Por mais que seja raro, é possível que haja algum erro nas cobranças que são realizadas no Débito Automático.

Em função disso, é fundamental que você esteja sempre monitorando o seu extrato e vendo o que foi debitado. Dessa forma você não vai sofrer com essa desvantagem do Débito. Uma segunda “desvantagem” do cartão de débito é a não possibilidade de obter um crédito. Em alguns momentos da sua vida será necessário obter alguma linha de crédito para poder dar um passo a frente.

Afinal de contas, só é possível fazer dinheiro com dinheiro. Nesse contexto o cartão de débito será inútil para você, já que ele não oferece nenhum tipo de crédito. Desta forma, pode ser que você fique de “mãos atadas” em alguma situação.

Vantagens do cartão de crédito

Quanto ao cartão de crédito vamos elencar algumas vantagens que podem ser muito benéficas para você, principalmente quando utilizado com inteligência. A seguir iremos dizer uma a uma quais são essas vantagens, para que assim você possa entender detalhadamente o porque vale a pena usá-lo. Primeiramente, possui crédito instantâneo.

Isto é, o cartão de crédito obviamente é capaz de conceder um crédito instantâneo, ou seja, mesmo sem ter capital no momento é possível efetuar uma compra e pagá-la a frente através de crédito bancário.Quando você utiliza o cartão uma maneira inteligente é possível comprar um número maior de coisas, mantendo as parcelas baixas. Dessa forma você não precisa esperar juntar todo o dinheiro para poder usufruir de determinados produtos.

Outra vantagem é que ele proporciona um ótimo controle financeiro. Uma das grandes dificuldades do brasileiro em geral é controlar suas finanças de forma efetiva. Isso fica ainda mais difícil quando os gastos começam a extrapolar. Nesse cenário o cartão de crédito pode ser um aliado importantíssimo já que ele irá te ajudar a controlar melhor suas finanças.

Afinal, quando você utiliza um cartão de crédito todos os seus gastos acabam ficando totalmente mapeados. Esse tipo de coisa dá a você uma noção muito melhor sobre às suas finanças, possibilitando uma análise mais holística sobre ela. Em função disso, será possível efetuar cortes, direcionar seu dinheiro e ter uma gestão financeira que seria muito mais complicada caso você estivesse utilizando um cartão de débito no seu dia-a-dia.

Por fim, uma outra vantagem é a acumulação de pontos. Com um Cartão de Crédito você pode participar de promoções específicas da sua Bandeira (Elo, MasterCard, etc…) e acumular pontos. Esses pontos podem ser revertidos em milhas, descontos, cupons, entre outros. Além disso, é importante ressaltar que muitos cartões de crédito trabalham com o formato de CashBack. Ou seja, você faz uma compra e recebe um percentual mínimo do valor que tinha pago.

Desvantagens do cartão de Crédito

Assim como o cartão de Débito, o cartão de Crédito também possui às suas desvantagens, e é preciso estar super atento em relação a isso. Abaixo vamos mostrar quais são essas desvantagens e como elas podem influenciar sua vida financeira. A primeira desvantagem seria a possibilidade de realizar compras por impulso.

Como o cartão de Crédito te possibilita um crédito muito fácil, é normal que você acabe fazendo algumas compras por impulso. A desculpa para essas compras é sempre a mesma: “Mês que vem eu pago”, “Só se vive uma vez” ou “Era uma oportunidade única”. Porém, toda compra realizada por impulso certamente terá um prejuízo gigantesco no seu orçamento final.

Se você vai usar o cartão de crédito, certifique-se de que fará apenas compras planejadas. Dessa forma será você quem sempre terá o controle absoluto da sua vida financeira. Caso sinta dificuldade, cancele seu cartão. O segundo ponto negativo são os juros altíssimos. Os juros do cartão de Crédito são altíssimos, e caso você deixe suas faturas atrasarem pode ter certeza de que em pouco tempo você estará em uma situação complicada.

Para que você possa ter uma ideia, hoje os juros rotativos do cartão estão em cerca de 298%. Esse é um valor inegavelmente muito alto e que pode te prejudicar muito. Então como já dissemos, o ideal é sempre estar pagando às suas contas em dia e cuidando muito para não sofrer com esses juros.

Por fim, vem o parcelamento de faturas. O cartão de Crédito te oferece a opção de parcelar suas faturas, pagando sempre um pouquinho por mês. O problema é que enquanto isso o valor que ficou “parcelado” continuará sofrendo com os juros. Ou seja, você está apenas encontrando uma forma de perder ainda mais dinheiro.

Se você perceber que vai precisar parcelar uma fatura para poder dar conta, faça diferente. Pegue dinheiro emprestado com um amigo, faça um pequeno empréstimo bancário, ou seja lá o que for. Sua única meta deve ser pagar essa fatura o quanto antes para evitar atrasos e parcelamentos. Fazendo isso você evita que uma bola de neve se crie na sua fatura, e mantém sua vida financeira saudável.

Débito x Crédito

Não queremos afirmar que um dos tipos de cartão é melhor do que o outro, até porque isso não existe. Tanto o crédito quanto o débito possuem suas desvantagens…portanto, o mais indicado é que você saiba usar os dois da forma correta, com inteligência e sabedoria. Se você fizer um bom uso de ambos, conseguirá organizar sua vida financeira muito melhor, será muito mais feliz e poderá aproveitar várias oportunidades.

Para conseguir fazer um bom uso você precisa amadurecer financeiramente, e a única forma de se fazer isso é adquirindo conhecimento. Só para finalizar, queremos te dar algumas dicas para que você perceba qual dos cartões combina mais com o seu perfil e com a sua situação atual.

Quem deve usar o Débito

O cartão de Débito deve ser usado por pessoas que não possuem um controle financeiro suficiente para ter um cartão de crédito. Mas ele também pode ser usado por todos aqueles que estão tentando recuperar suas finanças. Se você se enquadra nesses casos, pode ter certeza de que o cartão de débito será de longe a sua melhor opção.

Quem deve usar o Crédito

O Crédito deve ser usado por um grupos específico de pessoas, como por exemplo: Pessoas com ótimo controle financeiro e pessoas com muito capital. Esses dois grupos podem usar o crédito sem problema nenhum, já que muito provavelmente farão um ótimo uso dele. Seja como for, caso sinta alguma dificuldade, sugerimos que você cancele o seu cartão e volte para o débito até que se acostume e se organize novamente.

Conclusão

Para fazer o seu cartão de débito, basta ir até o seu banco e então fazer a solicitação. Dessa forma, você já terá seu cartão em mãos. No caso do débito, você pode tanto solicitar para o seu banco atual ou então buscar cartões de aprovação imediata. Por falar nisso, possuímos um post aqui no Blog que fala especificamente sobre isso. Vale muito a pena conferir! Para vê-lo, clique aqui